-
Arquitetos: Agence RVA
- Área: 75000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luc Boegly
-
Fabricantes: Togama
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto habitacional Serpetin foi construído pelo arquiteto Émile Aillaud durante a década de 50. No final do século XX, o bairro Courtillières estava em decadência e sofreu por sua imagem degradada.
Em resposta a esta alarmante situação, as autoridades governamentais estatais e locais francesas optaram por implementar os fundos públicos através da Agência Nacional de Renovação Urbana, num esforço para remediar as condições existentes para o bem estar da comunidade e seus residentes.
Em 2002, a Agência RVA ganhou o contrato para o projeto e reabilitação do conjunto de propriedades, que pertencem ao incorporador de moradia popular, HLM de Pantin, incluindo o desenvolvimento do Serpetin, outros projetos habitacionais como o Fonds d'Eaubonne e Punto-de-Pierre, e um parque público.
Os aspectos estéticos da fachada de um edifício e sua combinação de cores eram de suma importância para o arquiteto, mas as cores das fachadas de gesso de cimento foram danificadas com o passar do tempo devido às múltiplas intervenções construtivas e o desgaste material da frágil superfície de gesso.
Os arquitetos em colaboração com um designer gráfico criaram um projeto único e diferente. A frente da rua é tratada de maneira uniforme: uma contínua e vertical gradação colorida que marca o Serpentin dentro de seu contexto imediato. A fachada orientada para o parque é tratada com múltiplos gradientes horizontais de cores brilhantes, que variam em longitude assim como as entradas do edifício se diferenciam uma da outra.
O Programa de Renovação Urbana e seu financiamento associado permitem a melhoria da organização espacial das unidades residenciais, a modernização da cozinha e banheiro de cada unidade, assim como um maior rendimento térmico e energético. O objetivo é reabilitar o Serpentin para que cumpra com as normas e códigos de habitações atuais.